segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Marc Bloch

Nós historiadores trabalhamos com os mais variados autores e muitas vezes não conhecemos a História daqueles que são referências para nós. Então foi lançada a idéia de publicarmos as biografias de alguns autores. O escolhido dessa vez foi Marc Bloch..
Mande sua sugestão sobre o autor que gostaria de ver a biografia publicada no Blog!

Marc Bloch

Biografia
Filho de um professor de história antiga, Gustave Bloch, estudou na École Normale, na Fundação Dosne-Thiers em Paris, em Berlim e em Leipzig. Participou da Primeira Guerra Mundial na arma de infantaria, tendo sido ferido e vindo a receber uma condecoração militar por mérito.
Após a guerra ingressou na Universidade de Estrasburgo, instituição onde conheceu e conviveu com Lucien Febvre com quem fundou, em 1929, a "Revue des Annales". Ali, em 1936, sucedeu a Henri Hauser na cadeira de história econômica. A revista e o seu conteúdo conheceram sucesso mundial, dando origem à chamada "Escola dos Annales", cuja linha de estudos por sua vez influenciou as chamadas "Nova História" e "História das mentalidades".
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, diante da ocupação nazista da França, Bloch militou na resistência francesa. Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944.
Considerado o maior medievalista de todos os tempos, e na opinião de muitos, o maior historiador do século XX. Os seus trabalhos e pesquisas abriram novos horizontes nos estudos sobre o feudalismo.Foi um dos grandes responsáveis pelas inovações do pensamento histórico. Defendia o abandono de seqüências pouco úteis de nomes e datas e uma maior reflexão na construção da História como um todo entre o Homem, a Sociedade e o Tempo. Tornou-se célebre a sua resposta a questão "O que é a História?": "É a ciência dos Homens no transcurso tempo.” A sua última obra, "Derrota Estranha", foi uma avaliação da derrota francesa a partir da invasão alemã. Na fase final da vida escreveu "Apologia da História", que deixou inacabada devido à sua morte.
Alguma de suas Obras:
• Introdução à história. Trad. Maria Manuel Miguel e Rui Grácio Editora: Europa-América, 1974.
• História e Historiadores, Editora J. Zahar, 1995.
• Apologia da História ou oficio do Historiador, Editora J Zahar, 2002.
“Mesmo que julgássemos a história incapaz de outros serviços, seria certamente possível alegar em seu favor que ela distrai (...) Pessoalmente (...) a história sempre me divertiu muito”.
Marc Bloch
Fonte: Site Café História: www.cafehistoria.ning.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário